Como Pintar um Quarto

 A pintura de uma divisão da sua casa é um processo relativamente simples e que pode ser executado com facilidade. Apenas é necessário cumprir algumas regras básicas e cuidados de forma a facilitar a limpeza final e o processo de pintura propriamente dito. Em seguida enumeram-se os passos a seguir na pintura:

 
 
1º. Protecção do chão e outros objectos

 

Se possível, remover toda a mobília da divisão de forma a arranjar espaço para trabalhar mais à vontade. O que não for possível remover (chão, rodapés, caixilharias, etc.) tape com papéis (folhas de jornal, cartões, etc.) e panos velhos. Para delimitar a área a pintar e segurar os papéis de protecção, utilize fita-cola de papel. Toda a área a pintar tem que estar à vista.
 
 
2º. Escolha das ferramentas

 

Utilize ferramentas limpas e em bom estado. Uma trincha que esteja a largar pêlo vai atrasar e prejudicar a pintura. Um rolo com tinta ressequida vai prejudicar o espalhamento da tinta.
Para a pintura vai necessitar das seguintes ferramentas:
 
- 1 Trincha com 5 a 8 cm;
- 1 Rolo anti-gota com 18 a 25 cm;
- 1 Tabuleiro;
 
 3º. Limpeza da superfície
 
Retire as poeiras, teias de aranha e outras sujidades com auxílio de um espanador e de um pano húmido. Não utilize lixívia pois pode amarelecer a tinta nova. Deixe secar as paredes e tecto antes de começar a pintura. Se a tinta do tecto estiver a “descascar” remova-a com auxílio de uma espátula.
 
 
4º. Pintura do tecto
 
Deve começar pelo tecto. Com auxílio da trincha, pinte as molduras, se existirem e uma faixa com cerca de 10 cm nos bordos do tecto.
De seguida, molhe o rolo na tinta e escorra-o no tabuleiro de modo a que a tinta não pingue para o chão. Espalhe a tinta no tecto num movimento em forma de “N”, e de seguida, “estique-a” em movimentos cruzados de forma a aplicá-la sem deixar falhas. Não raspe o rolo na moldura nem nas paredes.
Acabe a aplicação com movimentos num só sentido.
 
5º. Pintura das paredes
 
Lave bem com água as ferramentas utilizadas na pintura do tecto. Escorra-as bem e se possível seque-as.
Com auxílio da trincha, pinte junto ao tecto, rodapés e guarnições de portas e janelas, uma faixa com cerca de 10 cm. Pinte os cantos das paredes, de forma a deixar uma faixa pintada da mesma largura em cada parede.
De seguida, molhe o rolo na tinta e escorra-o no tabuleiro de modo a que a tinta não pingue para o chão. Espalhe a tinta no tecto num movimento em forma de “N”, e de seguida, “estique-a” em movimentos cruzados de forma a aplicá-la sem deixar falhas. Não raspe os extremos do rolo na moldura, no tecto nem nas paredes adjacentes.
Acabe a aplicação com movimentos no sentido ascendente (de baixo para cima).
Remova as fitas adesivas com cuidado logo após a aplicação da tinta.