Pintura e Reparação de Colmeias

A versatilidade de soluções de pintura disponibilizadas pelas nossas empresas permite a abrangência de diversos tipos de negócios, alguns deles com carácter de nicho. É o caso do fabrico e reparação de colmeias de madeira, que tem adquirido um lugar de destaque no nosso leque de produtos especializados.
Vamos explicar agora um pouco a especificidade das colmeias de madeira e dos produtos de reparação e pintura que comercializamos.
A natureza é algo inerente à apicultura. É na natureza se desenvolve a actividade das abelhas, na recolha de pólen e consequente produção do tão saboroso e conhecido MEL. Da mesma forma, é na natureza, que se posicionam intencionalmente as colmeias, o que se traduz em desgaste contínuo pelos agentes atmosféricos (sol, chuva, poeiras e vento). Para garantir a durabilidade das colmeias, a opção de pintura revela-se extremamente interessante e funcional.
Além de aumentar a sua resistência à intempérie, a pintura de colmeias permite a utilização de cores variadas, de forma a permitir distinguir as câmaras de criação e as câmaras de produção de mel. As cores utilizadas são, normalmente, cores claras - azul e amarelo - para reflectirem a radiação solar e manter a temperatura amena em dias mais quentes. As cores claras também tornam as abelhas menos agressivas. No entanto, há apicultores que também utilizam cores mais escuras como o verde ou o castanho para camuflar a colmeia com as cores da natureza.
Quanto às tintas a utilizar, a escolha recai normalmente em produtos aquosos, devido à sua baixa ou nula toxicidade, isenção de odor e boa permeabilidade ao vapor de água. Esta característica é importantíssima e fundamental para o controlo da humidade no interior da colmeia. Por esta mesma razão, não deve ser aplicado qualquer revestimento pelo interior das paredes da colmeia.
O Grupo 2000 disponibiliza, neste momento, um leque diversificado de produtos, os quais enumeramos de seguida:
- Tinta Colmeias Texturada – é uma tinta de aplicação em camada espessa, à base de dispersão aquosa, com areia de sílica. O seu elevado enchimento e relevo boleado permite ocultar juntas, imperfeições de furos na madeira. É fornecida em embalagens de 15 L e em diversas cores.
- Tinta Colmeias Minor – é uma tinta à base de dispersão aquosa, espessa mas isenta de sílica. Apresenta elevada resistência à fissuração. Normalmente é aplicada com pistola adequada. É fornecida em embalagens de 15 L e em diversas cores (claras e médias).
- Massa de Reparação Colmeias – é uma massa aquosa, fornecida em pasta, de elevada viscosidade. Tem capacidade de preencher buracos e juntas até 3 mm de espessura, com pouco abatimento e sem escorrer nem fissurar. De cor beje evita o contraste com a madeira e permite  uma melhor uniformidade do acabamento. É fornecida em embalagens 20 Kg, em cor beje.
A utilização dos produtos mencionados não dispensa a consulta das respectivas fichas técnicas.


José Marques
DID Construção Civil