Código QR

Código QR é a sigla inglesa para Quick Response (Resposta Rápida) e trata-se um de código bidimensional que pode ser lido através de aplicações próprias usadas em dispositivos com câmara fotográfica, como é o caso dos smartphones e dos tablets.

Ao contrário do tradicional código de barras, o código QR não necessita de nenhum leitor específico, basta que o smartphone ou tablet estejam munidos da aplicação de leitura (existem aplicações gratuitas que podem ser facilmente instaladas) e tenham ligação à internet via wi-fi ou 3G.
Este código é convertido num endereço interactivo que poderá direccionar-nos para um site, um endereço, um telefone ou até mesmo um SMS.
Este código foi criado em 1994 por uma empresa japonesa, para na altura, catalogar as diferentes partes que constituíam um veículo.
Inúmeras empresas já adotaram este sistema e o Grupo 2000, decidiu também adotar agora e usar estes códigos nas embalagens dos seus produtos e nos seus catálogos. O primeiro produto a ter o código QR foi o Limpa Fungos e o primeiro catálogo foi o de Crepimil.
À medida que se forem alterando / actualizando as litografias das embalagens da nossa gama de produtos, este código irá ser inserido, remetendo o utilizador para a página web do produto correspondente ficando com acesso à informação técnica mais detalhada.
No caso dos catálogos acontecerá o mesmo, o próximo será o catálogo de cores para fachadas.
Assim, estamos, cada vez mais perto do consumidor, seja ele profissional ou particular, e de um modo rápido e eficaz.
 
Já agora experimentem os códigos presentes nesta newsletter. Mesmo através do ecrã consegue-se fazer a leitura!
 
Helena Barbosa
Dep. Comunicação e Imagem