Impermeabilização de Terraços

Nesta newsletter vamos abordar a impermeabilização de terraços realizada com recurso ao Isolante Betonilha e à Argamassa ThermInnov 2009.

Os terraços podem ser em betão, rebocos à base de argamassa cimentícia, e cerâmicos.

O suporte deve apresentar-se seco, sólido, isento de poeiras, eflorescências, óleo descofrante, gorduras e leitadas de cimento.

Devem eliminar-se irregularidades do pavimento que promovam variações de espessura da impermeabilização, e tratar as juntas de dilatação e/ou possíveis fissuras.


Tratar o remate do pavimento com as paredes (cota), aplicando uma camada de Argamassa Therminnov aditivada com Isolante Betonilha reforçada com uma tira de rede de fibra de vidro anti-alcalina (malha 2x2mm ou 4x4mm), ou usando a banda elástica deformável.

Primário - Para preparar o “primário”, misturar na proporção 3:2:1 Isolante Betonilha, Argamassa Therminnov 2009 e Àgua, usando misturador eléctrico de baixa rotação (500rpm). Esta mistura funciona como primário para todas as superfícies, principalmente para superfícies cerâmicas e deve ser aplicada a rolo ou pincel de caiar.

Impermeabilizante - Misturar na proporção 1:1 Isolante Betonilha e Argamassa Therminnov 2009. Esta mistura deve ser aplicada em pelo menos duas camadas, usando trincha, rolo ou talocha metálica (3 x 3mm).
 
       
Aplicar com rolo ou pincel de caiar uma demão do primário garantindo a ausência de poros durante a aplicação. Esta mistura deve secar entre 6 a 8 horas.

Aplicar a 1ª camada e simultaneamente impregnar Rede de fibra de vidro com 160g/m2 respeitando a sobreposição da mesma na sua transição ou no encontro com o reforço das paredes. Após a secagem, entre 12 e 24horas, aplicar a 2ª camada no sentido perpendicular à primeira.

Para garantir a secagem em profundidade aconselha-se a aplicação de 1,5 Kg/m2 a 2 Kg/m2 por camada, garantindo uma camada uniforme sem amontoados de Impermeabilizante. Na eventualidade de ficarem amontoados, estes secam superficialmente e quando atingirem a secagem em profundidade fissuram na superfície.

Para impermeabilizações mais exigentes do ponto de vista mecânico (tráfego pedonal ou fissuração da base), aconselha-se à colocação de duas camadas de rede colocadas no sentido perpendicular uma da outra, acompanhada sempre de mais uma camada intermédia de Argamassa ThermInnov 2009 aditivada com o Isolante Betonilha.
                       

A impermeabilização realizada com Argamassa ThermInnov 2009 e Isolante Betonilha pode se recoberta com material cerâmico ou Impermeabilizante Flexível para Terraços.

José Marques / Eugénio Correia
DID Construção Civil / Dep. Assistência Técnica