Desde muito cedo que o investimento em I&D foi fortemente impulsionado nas empresas do nosso Grupo e hoje temos uma equipa jovem mas experiente a desempenhar este desígnio.

Consideramos que a I&D é de uma importância fundamental para o Grupo 2000 e na nossa actividade, é o núcleo do negócio e contribui fortemente para nos mantermos firmes e com sucesso neste mercado altamente concorrencial e competitivo. Já provamos que temos produtos de elevada qualidade e adaptados ao mercado, e que somos capazes de oferecer e acompanhar as novas tecnologias e a evolução de matérias-primas e da legislação aplicável ao nosso sector.
 
De uma forma abrangente, a área técnica conta no total com dezasseis pessoas, na Direcção Técnica temos dez colaboradores afectos ao desenvolvimento de produtos, de cor e de soluções de pintura, e seis colaboradores na Direcção da Qualidade dos quais quatro se ocupam do controlo e garantia de qualidade de produtos e materiais e dois da assistência técnica e pós venda. Estas Direcções trabalham de forma interligada e coordenada para que desde o desenvolvimento do produto ao acompanhamento da aplicação da pintura no cliente tudo seja controlado e medido de forma a proporcionar o resultado desejado e contratado.

Com o objectivo de investigar, desenvolver e disponibilizar produtos que vão de encontro às expectativas dos actuais e potencias clientes das empresas do Grupo 2000, a preços competitivos, respeitando todos os requisitos regulamentares e estatutários, a Direcção Técnica encontra-se organizada em 4 departamentos de investigação e desenvolvimento (DID): DID Construção Civil, DID Mobiliário, DID Metalomecânica e DID Colorimetria.

• O DID Construção tal como o nome indica, ocupa-se de todos os produto de construção civil que representam cerca de 51% do volume de vendas do grupo.
• O DID Mobiliário desenvolve e acompanha todos os produtos que se destinam à indústria de mobiliário que representam 25% do volume de vendas do grupo. Este DID contribui para que sejamos o maior fabricante de produtos para mobiliário em Portugal.
• DID Metalomecânica desenvolve e acompanha todos os produtos de aplicação na indústria de metal, e que representam cerca de 11% do volume de vendas do grupo.
• DID Colorimetria é um departamento transversal que formula cor e desenvolve sistemas de afinação para todos os produtos dos outros departamentos.

Cada departamento de investigação e desenvolvimento tem um responsável que coordena, dirige e organiza o trabalho de desenvolvimento de novos produtos, reformulação, análise e investigação de matérias-primas e que responde por todos os produtos nos respectivos mercados a que dizem respeito. Os objectivos são delineados todos os anos juntamente com a Direcção Comercial/ Marketing. A proximidade entre o Marketing Comunicação e Imagem e a Direcção Técnica tem dado bons frutos e é uma ligação para manter e intensificar.

Gostaria de destacar que nestes últimos 4 anos em que me ocupo desta direcção foram criadas ligações e intensificados projectos com Universidades, Associações e Centros Tecnológicos, Laboratórios Nacionais e outras Entidades Cientificas na busca de mais e melhor conhecimento e de resultados que proporcionem bons negócios. Destes resultaram Homologações, Documentos de Conformidade e de Aplicação e Certificação de Produtos e Esquemas de Pintura anteriormente revelados nestas NL.
Temos uma equipa de I&D fortemente empenhada e motivada com a qual podemos contar para o crescimento do nosso Grupo 2000.

Ana Ambrósio
Administradora