Tinta Epoxilina

Os pavimentos de betão de pavilhões industriais,garagens, oficinas, parques de estacionamento, industrias químicas e entre outros, estão sujeitos a esforços mecânicos que os degradam e deterioram e/ou a agentes químicos que os atacam e danificam.

Assim, por questões de proteção ou de higiene e limpeza, os pavimentos de cimento são muitas vezes pintados para evitar a desagregação das partículas sólidas que constituem os produtos cimentícios e para facilitar a sua limpeza, como é o caso dos pavimentos de indústrias alimentares, indústrias farmacêuticas, balneários, hospitais.

A Tinta Epoxilina é um esmalte de base solvente, de 2 componentes, produzido com uma resina epoxi e é uma das nossas soluções para pintura de pavimentos de cimento.
A catálise é realizada com o Endurecedor para Tinta Epoxilina a 50 % em volume. A película seca proporciona a proteção mecânica e química requeridas, aliando qualidades como facilidade de limpeza e manutenção ,elevada resistência à abrasão e conferindo ao suporte um óptimo aspecto decorativo.

Os revestimentos de base epoxi para pavimentos caracterizam-se por uma boa resistência mecânica e por uma boa resistência química (a óleos, carburantes, ácidos minerais diluídos e ácidos orgânicos, soluções alcalinas, detergentes e lixívias, componentes de amoníaco, gasolina, produtos lácteos, açúcares, cerveja, colas, sumos de fruta, entre outros).

A Tinta Epoxilina pode ser aplicado a rolo e à trincha, em pavimentos interiores. O esquema de pintura recomendado inclui a aplicação de três demãos em pavimentos e/ourevestimentos convenientemente preparados. É necessário que o suporte se apresente sólido, seco e isento de materiais estranhos. Os suportes de cimento novo devem ter no mínimo 28 dias de cura após a aplicação e acabamentos em forma de areado fino ou liso. É necessário verificar o teor de humidade do suporte antes da aplicação bem como as condições atmosféricas,e garantir uma boa ventilação das áreas a pintar. No momento da aplicação a humidade da superfície não deve ultrapassar os 4%.

O sucesso da pintura de pavimentos passa pela correcta preparação da superfície, que pode ser a simples lixagem mecânica, granalhagem, lavagem a alta pressão e fresagem, dependendo do estado do suporte  e esquema a aplicar. As superfícies aplicadas podem ser limpas com jacto de água, máquina de escovas rotativas e limpeza manual.

As excelentes qualidades de resistência da Tinta Epoxilina só se revelam depois de completamente curados, o que leva entre 5 a 7 dias depois de aplicados. Os pavimentos pintados só poderão ser usados após 24h no mínimo, com trânsito de pessoas e 48h no mínimo, com trânsito pesado.

A Tinta Epoxilina está disponível em afinação automática, no sistema industrial, e é comercializado em embalagens de 1, 5 e 20 litros.

A informação constante nesta newsletter não dispensa a consulta da respetiva ficha técnica antes da aplicação do produto.

Maria João Neves / Alda Ferro
DID Metalomecânica