RENOVAMAR-Reabilitação de Fachadas Cerâmicas

Os sistemas cerâmicos de revestimento de fachadas, tiveram, nos últimos 30 anos, uma fatia muito significativa no panorama dos revestimentos do edificado nacional. De um modo geral, este tipo de revestimento (pastilha ou azulejo vitrificado) caracteriza-se por ser uma superfície lisa com um baixo ou nulo índice de absorção.

Estas características, além do seu aspecto decorativo, conferiam à fachada uma boa impermeabilidade e resistência superior às agressões do meio ambiente. Porém, quer por desgaste natural associado à rigidez do revestimento, quer por incorreções de colocação do mesmo, eles foram perdendo eficácia e o seu desempenho actual não é o mais adequado. As patologias foram proliferando, nomeadamente, empolamentos, descolamentos, fissuração e acumulação de fungos e algas nas juntas do material cerâmico.

Este panorama torna fundamental uma intervenção de reabilitação destes casos, de forma a repor a função protectora do revestimento de fachada.

RENOVAMAR é uma massa de renovação de superfícies, que tem aderência em cerâmicas (inclusive vitrificadas) e que permite eliminar / ocultar o revestimento original na totalidade.

Para além das superfícies cerâmicas, RENOVAMIL também é ideal para barramentos armados em renovação de fachadas com fissuração generalizada.

As suas principais qualidades são:

-Fácil aplicação
-Excelente aderência, mesmo em superfícies vitrificadas.
-Baixa absorção de água.
-Disfarça imperfeições da superfície velha.


Modo de Aplicação
-Verificar a solidez e aderência dos cerâmicos em toda a superfície da fachada. Remover cerâmicos descolados (ocos) e/ ou partidos.
-Lavar toda a superfície com jacto de água sob pressão.
-Desinfectar a superfície com SOLUÇÃO ANTI-FUNGOS (este produto deve actuar durante 24 a 48 horas previamente à aplicação das tintas, só desta forma é eficaz a eliminar os fungos).
-Regularizar baixos-relevos da superfície com argamassas de ligantes mistos e tratar as fissuras. Dependendo da sua origem, as fissuras têm características distintas, como tal o seu tratamento deve ser analisado e definido caso a caso.
-Aplicar com talocha metálica 1ª camada de RENOVAMAR.
-Durante a aplicação da 1ª camada de massa deve ser colocada a rede de fibra de vidro de 160 g/m2, ajustando-a com a talocha de modo a que fique perfeitamente impregnada. A aplicação da rede de fibra de vidro confere maior resistência do revestimento à tracção.
-Após 24 horas aplicar 2ª camada de RENOVAMAR. Deixar secar aproximadamente 4 dias.
-Aplicar uma demão de ISOLINA sem diluir. Deixar secar 6 horas.
-Aplicar CREPIMIL com talocha metálica. A aplicação deverá ser realizada em movimentos cruzados de forma obter uma camada uniforme. O efeito decorativo é obtido através da passagem de uma talocha plástica lisa em movimentos circulares, verticais ou horizontais consoante a textura pretendida.
-Para um acabamento de qualidade superior, aconselhamos a aplicação de Acrílica Pura 9G sobre o CREPIMIL.
            
RENOVAMAR está disponível em embalagens de 25 Kg.
A informação contida nesta newsletter não dispensa a consulta da ficha técnica do produto antes da sua aplicação.


José Marques
DID Construção Civil