Esmalte Lacadur - Acabamentos Lacados

Nos últimos anos, os móveis lacados eram vistos pela maioria do público e por alguns profissionais da Industria de Mobiliário como uma moda que iria durar pouco tempo.
Conforme se tem verificado o mobiliário lacado veio para ficar como uma mais-valia na decoração de interiores e também como um dos acabamentos preferidos pelo consumidor, pois, além de inovar na decoração de interiores criam-se ambientes acolhedores e suaves.
No fabrico de móveis lacados é usado em larga escala o MDF – fabricado a partir da mistura de fibras de madeira com resinas sintéticas, prensado e moldado a elevada temperatura e pressão.
O MDF é um material com propriedades mecânicas similares à madeira maciça, tem superfície homogénea e de fácil utilização industrial, pois não apresenta defeitos da madeira natural. Estas características permitiram uma inovação constante no design de mobiliário, assim como uma melhoria nos acabamentos dos produtos utilizados num processo de lacagem: Subcapas Poliuretano; Fundos Poliéster e Esmaltes Poliuretanos.
De forma a obtermos a perfeição e elevada qualidade no processo de lacagem devemos ter em atenção os seguintes aspectos:
-tipo e qualidade do suporte: MDF ou madeira
-preparação do suporte
-acabamento e qualidade do Esmalte Poliuretano
Os produtos usados em lacagem transformam as peças de mobiliário em superfícies lisas e  uniformes onde é realçada a beleza e funcionalidade da peça, com o uso de Esmaltes Poliuretanos em diversas cores, com excelentes características de resistência física e química.

A acompanhar a evolução do mercado de mobiliário e na sua constante inovação dos acabamentos, o Grupo 2000 disponibiliza aos seus clientes:

-Esmaltes Lacadur  com acabamento : Brilhante, Meio Brilho e Mate
-Endurecedor para Esmalte Lacadur–indicado para branco
-Endurecedor SI para Lacadur – indicado para cores
 
Esmaltes Lacadur tem as seguintes características :

- Possibilidade de afinação de cores no sistema afinação industrial e  fornecer cores dos catálogos Ral, NCS , Pantone , etc que permite a combinação do mobiliário e carpintaria com outros elementos decorativos. Facilita a renovação e recuperação de mobiliário antigo eliminando os defeitos da degradação.

- Em termos de resistências físico químicas, temos: resistência ao amarelecimento, bom poder de cobertura e boa dureza superficial e acabamento

Preparação de superfície e esquema de aplicação
As superfícies a aplicar devem estar secas, isentas de gordura, poeiras ou contaminantes.
Aplicação de Subcapa Lacadur e lixagem com lixas de grão 220/240, seguida de lixa grão 320/400 de forma a obter uma superfície uniforme e nivelada.

Processo de aplicação : Pistola convencional ou pistola air-mix.

Esmalte Lacadur : Mate, Meio Brilho e Brilhante é comercializado em embalagens de 1Kg, 5 Kg e 25 Kg.

A informação contida nesta newsletter não dispensa a consulta da respectiva ficha técnica antes da utilização do produto.

Adriano Reis
Departamento Indústria de Mobiliário