PRIMÁRIO Anticorrosivo SR AK 05-320

Um Primário é uma tinta específica para preparação de superfícies. Deve ser incluído em todos os esquemas de pintura pois é um dos seus constituintes mais importantes.
É sobre a camada de primário que as camadas posteriores vão ser aplicadas. Uns destinam-se a ser aplicados a superfícies decapadas ou jateadas, outros permitem ser aplicados sobre superfícies menos preparadas. Em qualquer caso, é necessário que a peça a ser aplicada esteja limpa e em condições de ser pintada, segundo as normas aplicadas a cada sistema de pintura.

Tem como principais objectivos: aderência ao substrato, coesão interna, inércia (resistência à corrosão e produtos químicos), aderência e flexibilidade adequada ao substrato onde foi aplicado.
 Como os primários não têm de ser tinta de acabamento, eles podem ser desenvolvidos de modo a poder maximizar propriedades de: enchimento, aderência e protecção anticorrosiva (metais). Isto pode ser alcançado através da química dos componentes, ou através do controle de propriedades físicas do primário tais como a porosidade e higroscopia.
A protecção anticorrosiva pode ser conferida por pigmentos inibidores de corrosão como o fosfato de zinco entre outros, ou terá de possuir um efeito barreira para impedir a entrada de humidade.
O Primário Anticorrosivo SR AK 05-320 é um produto monocomponente que concilia as duas propriedades acima referidas (química e física).
É um primário anticorrosivo, de secagem rápida contendo fosfato de zinco que vai reagir quimicamente com o ferro formando uma protecção galvânica, e; é modificado com uma resina epoxídica para que tenha também uma maior impermeabilidade à água, permitindo-lhe um maior tempo em estaleiro antes da aplicação da tinta de acabamento. Permite aplicação de espessuras elevadas, com acabamentos com bom enchimento. De referir que mesmo tendo maior impermeabilidade não é um produto de acabamento.
O Primário Anticorrosivo SR AK 05-320 é comercializado em embalagens de 5 e de 20 L e encomendas mínimas de 60 L.
A informação contida nesta newsletter não dispensa a consulta da respetiva ficha técnica antes da aplicação do produto.
Alda Ferro
DID Indústria Metalomecânica