Alumínio

Está a usar-se cada vez mais a pintura com efeitos metálicos e perolados. Dentre os pigmentos metálicos, o alumínio é um dos mais utilizados na fabricação de tintas, principalmente daquelas destinadas à protecção anticorrosiva de superfícies metálicas. Possui altíssimo poder de cobertura e a sua cor é bem característica do metal. Uma das propriedades mais importantes do alumínio é o formato lamelar (em forma de placas) das partículas que conferem à película de tinta ou aos revestimentos por pintura uma maior resistência à penetração de humidade e, portanto, contribuem para melhorar a protecção anticorrosiva por barreira. É também extremamente resistente a intempéries, ao calor e é barreira contra raios ultra violetas, o que garante protecção ao substrato onde é aplicado.

Existem dois tipos de pigmentos de alumínio: leafing  (as partículas orientam-se na superfície do filme) e o acabamento é mais brilhante e liso mas têm uma resistência mecânica e química muito baixa, não leafing (as partículas orientam-se de maneira mais uniforme no filme) e proporcionam acabamentos mais ‘’metálicos’’ com profundidade e têm mais resistência química e mecânica.

Os pigmentos de efeito (tipo alumínio e perolados), têm diversas aplicações nomeadamente em tintas para automóveis, tintas industriais, aerossóis, tintas decorativas (base água e solvente), tintas resistentes a altas temperaturas, mobiliário, etc. Actualmente temos disponível uma vasta gama, para as mais diversas utilizações.
Alumínios para indústria metalomecânica: Primário Epoxi de Alumínio, Alumínio Linauto, Alumínio AT 250, Alumínio AT 300, Alumínio Industrial 2508, Alumínio Prata SR, Alumínio AT 600, Alumínio AK 05-320, Alumínio 2K 7489, Alumínio Policril 7991.
Alumínios para construção civil: Alumínio Bulldog, Ferromil Alumínio 7496, Alumínio Nilo, Galvazin Alumínio, Alumínio Milacril.
Alumínios para indústria de mobiliário: Acrilico MV Prata, Alumínio 2K.
Da vasta gama apresentada é ainda possível em alguns desses produtos, fazer derivações com tonalidades diferentes sem influenciar a característica predominante de protecção e embelezamento que se pretende com uma pintura.

Alda Ferro
DID Metalomecânica