Classificação de Reação ao Fogo - Milacril Brilhante, Esmalte PU 10-100 e Sistema ThermInnov

Para além do aspecto protetor e decorativo, os revestimentos por pintura passaram também a ter um papel relevante no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios, sendo necessário que estes também cumpram os requisitos definidos no Regulamento Geral de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (DL nº 220/2008 de 12 de novembro).

A forma como os materiais usados nos diversos elementos construtivos reagem ao fogo é de grande importância para a segurança contra incêndios em edifícios e determina a evolução de um eventual foco de incêndio, condicionando o tempo para a evacuação segura do edifício bem como para o controlo e a extinção do incêndio.

Para determinar a forma como os materiais reagem ao fogo, são realizados ensaios para avaliar a contribuição dos materiais nas fases inicial e de desenvolvimento do incêndio (“ensaios de reação ao fogo”) que visam avaliar parâmetros como: a facilidade de ignição, o desenvolvimento da combustão do produto, a libertação de calor, a libertação de fumos ou de produtos voláteis e a libertação de gotas ou de partículas inflamadas.

O Grupo 2000 obteve recentemente o resultado da classificação de reação ao fogo do Milacril Brilhante, do Esmalte PU 10-100 e do Sistema ThermInnov. Os ensaios para determinação da classificação de reação ao fogo foram realizados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e a classificação foi atribuída de acordo com a Norma EN 13501-1, nos seguintes aspectos:
- Desempenho de reação ao fogo. Face às características de combustibilidade, os materiais são classificados nas várias euroclasses de reação ao fogo: A1 (não contribui para o fogo), A2 (sem contribuição significativa para a propagação do fogo), B (muito limitada contribuição para a propagação do fogo), C, D, E e F.
- Classificação adicional relativa à produção de fumo. Neste parâmetro, os materiais são classificados em s1 (são satisfeitos critérios mais exigentes do que os aplicáveis a s2), s2 (a produção total de fumos bem como a taxa de desenvolvimento de fumos, são limitadas) e s3.
- Classificação adicional relativa à queda de gotas ou partículas inflamadas. Nesta característica, os materiais são classificados em d0 (sem libertação de gotas ou partículas inflamadas), d1, d2 ou sem classificação.

O Milacril Brilhante é um esmalte acrílico aquoso, que pode ser aplicado no exterior e no interior, em superfícies de madeira, paredes, cozinhas e casas de banho. Este esmalte obteve a classificação B-s1,d0.

O Esmalte PU 10-100 é um esmalte poliuretânico, que pode ser aplicado em superfícies metálicas, no exterior e no interior. Tem a classificação de reação ao fogo: A2-s1,d0.

O sistema de isolamento térmico pelo exterior, Sistema ThermInnov (com poliestireno expandido), obteve a classificação de reação ao fogo B-s2,d0 e o Sistema ThermInnov Cork (com aglomerado de cortiça expandida) obteve a classificação B-s1,d0.

Sandra Carmelo
Diretora da Qualidade