Com a evolução dos esquemas de pintura e a variedade de acabamentos na área da construção, os primários e isolantes tornaram-se num elemento fundamental para o bom desempenho das camadas subsequentes.
São bem conhecidos os benefícios e as propriedades dos primários para a construção civil, nomeadamente a capacidade de isolamento, a eliminação da absorção diferencial e a otimização do poder de cobertura da tinta a usar no acabamento.
 Inicialmente os isolantes eram incolores, mas rapidamente constatou-se que assim era difícil distinguir as falhas na aplicação do produto e a camada do isolante/primário não contribuía para a cobertura do substrato. Passou-se então a utilizar primários brancos e sem alterar as propriedades fundamentais do produto, resolvia-se todos os problemas.
Mas com o tempo, verificou-se que a utilização de um primário ou isolante pigmentado melhorava significativamente a capacidade opacificante das cores mais transparentes. Também com o surgimento dos sistemas de isolamento térmico pelo exterior aumentou significativamente a necessidade de primários com a cor próxima do revestimento final.
Assim e sempre com a preocupação de melhorar o nosso serviço, disponibilizamos agora no sistema Marilina Mix, a afinação automática do Isolina nas cores do catálogo do Crepimil, entre outras. A afinação automática das cores faz-se a partir do Isolina Branco.


Paulo Pinho
DID Colorimetria