Cuprimil

Os elementos construtivos de madeira podem ser deteriorados devido a agentes atmosféricos, à acção do fogo, acções mecânicas ou químicas, ou ainda a agentes biológicos. É precisamente a estes últimos que nos vamos reportar.
A madeira tem na sua composição certos elementos orgânicos como açúcares e hidratos de carbono que favorecem o desenvolvimento de alguns agentes bio-degradadores, que penetram na estrutura da madeira, provocando danos irreparáveis.
Estes organismos podem ser algumas espécies de insectos, de fungos e de organismos marinhos. São várias as condições ambientais que promovem o desenvolvimento da degradação da madeira por agentes biológicos. Esta depende do grau de exposição à humidade, do tipo de madeira e do tipo de organismos.
O ataque biológico que se manifesta com maior frequência diz respeito aos fungos e aos insectos xilófagos, como o tão bem conhecido caruncho ou “bicho da madeira”.

CUPRIMIL é um produto de tratamento de madeira que actua preferencialmente de forma preventiva mas também apresenta boa eficácia curativa na eliminação de xilófagos e fungos. O seu excelente poder de impregnação permite levar os seus compostos activos até ao interior da madeira, tornando-o eficaz quer na sua acção superficial quer em profundidade.

Modo de Utilização
Madeira nova
- Lixar a madeira com lixa de grão médio (nº 120 ou 150), no sentido das fibras para retirar as imperfeições de maior dimensão; Bolear as arestas vivas.
- Limpar as poeiras da lixagem com um espanador ou aspirador.
Madeira previamente envernizada
- Remover todo o verniz velho, e bolear as arestas.
- Limpar as poeiras da limpeza com um espanador ou aspirador.

- Aplicar 2 a 3 demãos de CUPRIMIL, (1 demão por dia) de forma a encharcar bem a madeira em cada demão.
No momento da aplicação de CUPRIMIL deve-se providenciar um bom arejamento do espaço de modo a garantir a segurança dos utilizadores.

- Para conferir acabamentos resistentes no exterior, deve-se aplicar uma demão de PROBEX ACETINADO (com cor).
Nota: CUPRIMIL também pode ser aplicado por imersão.

CUPRIMIL está disponível em embalagens de 1; 5 e 25 litros.
A informação contida nesta newsletter não dispensa a consulta da ficha técnica antes da aplicação do produto.
José Marques
DID Construção Civil