Dada a sua reatividade química, os objectos de ferro estão sujeitos a corrosão, reagindo com o oxigénio, com a água e com agentes oxidantes, produzindo a conhecida ferrugem. A resistência do ferro à corrosão pode ser melhorada por uma variedade de técnicas que podem ir da proteção com metais, como o estanho ou o zinco; à utilização de ligas com outros metais, como níquel e o tungsténio ou a pintura com tintas adequadas.
De entre as tintas adequadas para a proteção anticorrosiva do ferro destacam-se os primários anticorrosivos aplicados em camada apropriada ao nível de proteção pretendida.
Para ambientes de corrosividade atmosférica alta (C4) e elevada (C5), quando é requerido um nível elevado de proteção anticorrosiva são utilizados primários intermédios que permitem a aplicação de películas com espessuras elevadas, que irão fornecer ao suporte maior isolamento em relação aos produtos que provocam diretamente a corrosão, oferecendo ao suporte maior durabilidade.  

Os primários intermédios servem muitas vezes também como primários únicos. Além de terem propriedades anticorrosivas, permitem que sejam aplicadas camadas com espessuras elevadas,
o que juntamente com as propriedades anticorrosivas dos pigmentos e cargas utilizados, irá reduzir as probabilidades de haver contacto do oxigénio e da água com o aço e por isso menor probabilidade de ocorrer corrosão.

O Primário Epoxi Intermédio, tendo como base uma resina epoxi torna-se por si só mais impermeável do que outros primários à base de resinas diferentes. É um produto de dois componentes, com elevado teor de sólidos em volume, boa secagem, possui uma excelente resistência à corrosão, boa flexibilidade, boa aderência, boa resistência a impactos e boa resistência à abrasão. Pode ser aplicado com pistola airless, pistola convencional e trincha (para retoques). Este primário permite aplicações de espessuras secas elevadas e possui boa repintura com qualquer tipo de acabamento.
O Primário Epoxi Intermédio é fornecido numa única cor, o Ral 7032, em embalagens de 5 e 20L.
    
A informação contida nesta publicação não dispensa a consulta da respectiva ficha técnica antes da utilização do produto.
     
Alda Ferro
DID Metalomecânica