Marcas que Marcaram 2015

Marcas que Marcam® é uma distinção que a QSP-Consultoria de Marketing e o Diário Económico conferem às marcas com maior notoriedade espontânea em 80 categorias distintas.

 

Na edição de 2015 a Tintas 2000 e a Tintas Marilina foram identificadas, espontaneamente, como marcas conhecidas pelos portugueses na categoria 76 - Tintas.

 

A metodologia utilizada neste estudo quantitativo de mercado, junto do público em geral, consiste na realização de 2.496 entrevistas presenciais, com o objetivAo de seleccionar as 1.500 marcas de produtos e/ou serviços integradoras da revista, sendo o elemento decisor a sua notoriedade espontânea. Numa primeira fase foram definidas 80 categorias, que incluem desde agências de viagens a combustíveis, a relógios, a tintas, entre muitas outras. Posteriormente foi realizado um inquérito de avaliação da notoriedade espontânea de marcas pertencentes a essas categorias. Para cada conjunto de 10 categorias de produtos e/ou serviços, foi pedido a um conjunto de 312 inquiridos que indicassem que marcas conheciam associadas a essas categorias. 

 

A marca com maior notoriedade espontânea, em cada categoria, é eleita Marca que Marcam®, sendo que a Tintas 2000 ficou em 6ª lugar e a Tintas Marilina ficou em 11º lugar no ranking da notoriedade espontânea. 

 

A Tintas 2000 e a Tintas Marilina vão intensificar a sua estratégia de divulgação das respectivas marcas para que sejam cada vez mais conhecidas dos portugueses. 

 

Sandra Carmelo

Diretora da Qualidade e Marketing