TELHADOS DE PORTUGAL - Nós temos a solução!

Com o passar do tempo e muitas vezes também pela falta de manutenção anual, acumulam-se nos telhados de telha de barro, telha de cimento ou telha de fibrocimento, detritos de origem mineral, trazidos pelos ventos e pelas chuvas e outros que se desprendem das próprias telhas, e de origem orgânica devido, por exemplo, a dejetos de aves e insectos.
Se, para além dos referidos factores, existir ainda a temperatura adequada e a proximidade com zonas de vegetação exuberante, então estão reunidas todas as condições para o aparecimento de fungos, algas, musgos e líquenes, que apresentam cores avermelhadas, verdes ou negras, confundindo-se por vezes com sujidade, que conferem aos telhados, um aspecto bastante degradado e envelhecido.
A Marilina propõe diferentes soluções de revestimento, em conformidade com o estado da superfície, sendo que o processo de limpeza e desinfecção é fulcral qualquer que seja o acabamento escolhido.

Preparação da Superfície
• O procedimento correcto deve começar com uma cuidadosa inspecção ao telhado e substituir as telha que se encontrem partidas ou rachadas.
• De seguida proteger todas as superfícies de madeira e de alumínio.
• Realizar a limpeza eficiente da superfície, com a aplicação de LIMPALINA, que deve actuar entre 6 a 24 horas.
• Lavagem do telhado com um jacto de água sob pressão, o que possibilitará a conveniente remoção dos fungos, algas, musgos e líquenes, assim como outros detritos.
• Desinfectar a superfície com SOLUÇÃO ANTI-FUNGOS. Este produto deve actuar durante 24 a 48 horas antes da aplicação do acabamento.

Acabamento incolor com aspecto natural – HIDROSILINA S
Esta opção é válida para telhas com um bom grau de consolidação e com aspecto estético uniforme, sem manchamento após a limpeza.

Acabamento opaco pigmentado acetinado - TELHAL AQUOSO
Esta opção é válida para telhas com um bom grau de consolidação, permitindo ocultar ou disfarçar manchamento persistente após limpeza.
Nota: Neste esquema de pintura, deve ser utilizado PRIMÁRIO LAMURITE PL sempre que se verifique que a superfície perdeu consistência superficial.

José Marques
DID Construção Civil